Postagens populares

sábado, 18 de maio de 2013

Semana da Espondilite Anquilosante EncontrAR

No dia 18 de maio de 2013 estivemos presentes na Câmara Municipal de SP numa reunião do EncontrAR, semana mundial de esclarecimento sobre Espondilite Anquilosante, foi de suma importância os esclarecimentos sobre direito previdenciário, e com o Dr. Cristiano Zerbine Reumatologista renomado que fez uma bela palestra sobre Espondilite Anquilosante.

Moderadoras do EncontrAR e pacientes com EA


Internação

Olá amigos, Bom dia! Hoje estarei no EncontAR e na segunda feira me apresento no HC para uma internação para investigação de quadro de crise de disfunção gastrointestinal, meu estomago está muito lento na digestão alimentar causando muitos gases e cólicas, no final o consumo calórico diário fica muito baixo sendo assim tenho uma perda de peso acentuada, por esse motivo já fui internado 4 veses.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Crise Gastrica

 Há mais de 8 dias estou com uma terrível crise gástrica(vômitos) diariamente, estive no HC para aplicação do adalimumabe e o médico não autorizou a medicação devido meu estado de deshidratação fiquei no soro por 8h tomei 3l de soro recebi alta e já ficou agendado uma consulta pra próxima quinta-feira além de ficar mais uma vez numa lista de espera para internação para investigação do meu quadro, no momento já perdi 4kg.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Hoje é o dia mundial de esclarecimento sobre a Espondilite Anquilosante

Nesta terça-feira, dia 7, até as 15h, um grupo de pacientes artríticos fez um plantão de esclarecimento e distribuição de panfletos informativos sobre a espondilite anquilosante na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre. Além disso, durante todo este mês, reumatologistas das cidades da região Sul do país estarão empenhados em conscientizar a população sobre os sinais e sintomas da doença crônica, que pode começar com uma dor persistente e insidiosa nas costas. Com o passar do tempo, os ossos das vértebras crescem e formam nódulos, fundindo-se uns com outros, causando rigidez e dificuldade de movimentos: o paciente pode ficar tão curvado que fica impossibilitado de olhar para frente (somente para baixo). Ao contrário do que se pode pensar, a doença começa na juventude.

Dor intensa, persistente, insidiosa nas costas por mais de três semanas, que piora quando o paciente está em repouso e melhora durante o dia e com exercícios físicos pode ser um sintoma de espondilite anquilosante, doença inflamatória, autoimune, que se origina nas articulações sacrilíacas e que geralmente surge no final da infância mas se manifesta mais tarde. A causa é ainda desconhecida — pode haver predisposição genética — e não há cura, mas há tratamento.
Em caso de dúvida sobre os sintomas deve-se procurar um especialista: quanto mais cedo o diagnóstico, melhores os resultados do tratamento. Para isso, durante o mês, serão distribuídas cartilhas informativas nos principais centros e clínicas da cidade, com informações sobre a doença.

Sintomas, Diagnóstico, Tratamento

A espondilite anquilosante é um tipo de artrite que é basicamente caracterizada pela inflamação da espinha e das juntas da espinha. Anquilosante significa “fusão”; "espondilite” significa “inflamação da espinha”. Os primeiros sintomas geralmente incluem dor e rigidez na parte inferior das costas e nádegas, se manifestando de forma gradual. Outros sintomas podem também surgir, tais como perda do apetite, febre moderada e cansaço. À medida que a doença progride, a espinha pode se tornar cronicamente inflamada ou rígida, limitando a motilidade do paciente. A doença em estágio avançado pode levar à formação de um novo osso nas juntas da espinha, deixando-a numa posição fixa. Apesar de a gravidade da doença variar de pessoa para pessoa, alguns pacientes apresentam incapacidade funcional e os pacientes com a doença em gravidade progressiva, podem desenvolver algumas deformidades.Geralmente, o diagnóstico é feito com base no exame clínico, histórico do paciente e teste de imagem por Raio-X – entretanto, acredita-se que quando o diagnóstico é confirmado por teste de raios-X, a doença já pode ter surgido há cerca de 7 a 10 anos. Não há recuperação da articulação danificada. O tratamento pode incluir anticorpos monoclonais (“medicamentos biológicos”) para o controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida do paciente e cirurgia nos casos mais graves, para reposição do quadril.


Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/05/dor-nas-costas-persistente-pode-ser-espondilite-anquilosante-4129850.html

sábado, 4 de maio de 2013

Eventos São Paulo


Deixo aqui o meu convite para um belíssimo encontro aqui em São paulo que se realizará no: quem se cadastrar e estiver presente receberá um brinde Data: 18/05/2013 das 13:30 as 17 hs.Brinde de aniversário: "abridor de garrafa pet", só ganha quem for!!Tema: Espondilite Anquilosante (um esclarecimento sobre a doença, sintomas, tratamentos) será falado sobre ter Espondilite Anquilosante e Artrite Reumatóide ao mesmo tempo.Médico presente: Dr. Cristiano ZerbiniAdvogada: Dra. Maria Cecilia da AFAG vai falar sobre direitos do paciente.







Somente ganhará o "abridor de garrafa pet", quem for!! 

Inscrições: http://www.artritereumatoide.blog.br/palestra-espondilite-anquilosante-artrite-reumatoide-direitos-do-paciente/ — com Silene Oliveira e outras 3 pessoas.