Postagens populares

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Abbott apresenta resultados de 5 anos de tratamento com HUMIRA® (Adalimumabe) de espondilite anquilosante

Espondilite anquilosante é uma doença autoimune que afeta as grandes articulações, como quadril. Geralmente, se desenvolve entre 17 e 35 anos e é mais frequente em homens do que mulheres (ao contrário da maioria das doenças autoimunes). A doença atinge cerca de 1 por cento da população mundial. Resultados do estudo chamado de ATLAS demonstram o impacto positivo de HUMIRA nos Sinais e sintomas da doença em pacientes com Espondilite Anquilosante.




Abbott Park, Illinois — Resultados de cinco anos de estudo apresentado pela Abbott, durante o ACR (congresso da Associação Americana de Reumatologia, que aconteceu na primeira quinzena de novembro em Chicago, EUA) indicam que o tratamento com HUMIRA® (adalimumabe) melhora a mobilidade espinhal e a qualidade de vida de pacientes com espondilite anquilosante ativa. A melhora na atividade da doença foi medida por cinco anos, segundo os critérios do Índice de Atividade da Doença Espondilite Anquilosante (“BASDAI”), cuja pontuação foi de 6.0 (+/-2.0) e 1.8 (+/-1.9), respectivamente para a medição realizada no início e depois no quinto ano de estudo. O índice BASDAI é uma composição de medidas da atividade da doença que avaliam a intensidade do cansaço, a dor nas juntas periféricas e da espinha, inchaço localizado e rigidez matinal, com pontuação numa escala de 0 a 10. Quanto maior a pontuação, maior a severidade/atividade da doença.

O ATLAS (Adalimumab Trial Evaluating Long-Term Safety and Efficacy for Ankylosing Spondylitis) é um dos primeiros estudos sobre o inibidor do fator de necrose tumoral (TNF) a avaliar por cinco anos a eficácia e segurança do tratamento de espondilite anquilosante.

A espondilite anquilosante é uma doença autoimune que atinge mais de 1 por cento da população no mundo. A doença afeta as grandes juntas periféricas, como do quadril, e da espinha, e pode ser associada a outras doenças inflamatórias da pele, olhos e intestinos. Geralmente, os sintomas iniciais são sutis e incluem dor e rigidez na região lombar inferior e nádega. Nos casos mais avançados, a espondilite anquilosante pode levar a uma nova formação óssea na espinha, que pode causar uma fusão numa determinada posição fixa. É cerca de três vezes mais frequente em homens do que mulheres.

"A espondilite anquilosante é uma doença que pode ser debilitante e que pode ficar sem diagnóstico correto por mais de dez anos. Por isso, é muito importante que as pessoas com alguns dos seus sintomas procurem um reumatologista para o início o quanto antes do tratamento adequado”, afirmou o médico Philip Mease, chefe da divisão de pesquisa clínica em reumatologia do Hospital Sueco, de Seattle, EUA.

No estudo ATLAS, os pacientes com espondilite anquilosante foram divididos de forma randomizada em dois grupos – por 24 semanas, um grupo recebeu, a cada duas semanas, 40 g de HUMIRA e o outro, placebo. O prazo inicial de 24 semanas do estudo foi ampliado para 5 anos, período em que os pacientes puderam passar para a dose semanal. Dos 125 pacientes que completaram o estudo de cinco anos de tratamento com HUMIRA, 30 (24 por cento) receberam dose semanal. A dose recomendada de HUMIRA para o tratamento de Espondilite Anquilosante é de 40 mg a cada duas semanas, aplicada por injeção subcutânea.

"A segurança e eficácia de HUMIRA tem sido avaliada em seis doenças autoimunes e seu uso em artrite reumatoide tem sido analisado em vários estudos ao longo dos últimos 14 anos”, afirmou o médico John Leonard, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento Global da Abbott. “HUMIRA é aprovado para o tratamento de pessoas com espondilite anquilosante desde 2006 e com o estudo ATLAS, HUMIRA é um dos primeiros inibidores de TNF a apresenta cinco anos de dados sobre eficácia em espondilite anquilosante”.

O ATLAS é um estudo multicêntrico de Fase 3, que inclui um total de 315 pacientes com Espondilite Anquilosante ativa, divididos de forma randomizada em dois grupos (208 receberam HUMIRA/107 receberam placebo); dos 315, 311 receberam pelo menos uma dose de HUMIRA. Os resultados mostraram que HUMIRA foi eficaz na redução dos sinais e sintomas da Espondilite Anquilosante ativa, segundo os critérios de Resposta ASAS 20 (um índice que combina vários critérios de medição da atividade geral da doença), incluindo a atividade geral da doença, grau de dor nas costas, inflamação e aspectos funcionais. [www.spondylitis.org ].

HUMIRA (adalimumabe) é um medicamento sob prescrição, usado para redução dos sinais e sintomas de espondilite anquilosante em adultos e outras doenças autoimunes, incluindo artrite reumatoide, artrite psoriásica, psoríase, artrite reumatoide juvenil [incluir todas as indicações aprovadas no Brasil]

Perfil-A Abbott é uma empresa global, da área da saúde, dedicada à descoberta, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e médicos, incluindo nutricionais, dispositivos médicos e diagnósticos. A empresa emprega aproximadamente 90.000 pessoas e comercializa seus produtos em mais de 130 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário